Por que falar de Economia é importante?


Aproveitando o lançamento oficial d’O Economistinha, é bom dizer porque TODOS devem ler e saber mais sobre Economia. A Economia está em todos os aspectos da nossa vida, mesmo nos que você não nota. E os conceitos econômicos podem ser aproveitados onde menos imagina.

A forma mais notável é o dinheiro e as finanças pessoais. Você ganha X de salário ou mesada por mês, e gasta Y. O restante, é poupança (que pode ser despoupança – ou empréstimo, quando você gasta mais do que recebe). É importante saber controlar Y de acordo com X e com suas necessidades básicas. Você precisa morar, comer, se locomover, etc. Ainda falaremos mais sobre boas formas de controlar suas finanças.

A macroeconomia também é importante. Ela nada mais é do que a economia pessoal, mas em âmbito nacional. O governo recebe X (de impostos, por exemplo, mas não só) e gasta Y (com salários de funcionários, investimentos, etc). Se o governo gasta mais do que ganha, precisa “pegar dinheiro emprestado” – emitir títulos públicos, por exemplo. Ou, ganhar mais – subindo impostos. Por isso é fundamental observar como o governo gasta, porque isso afeta indiretamente quanto dinheiro VOCÊ tem, no fim das contas.

E estes conceitos se aplicam a outros aspectos da sua vida de forma interessante: como você organiza seu tempo? Como priorizar as atividades?

Aos poucos, vamos analisar estas (e outras) coisas aqui n’O Economistinha. Por enquanto, conheça o autor um pouco melhor, e entenda como chegamos a este projeto.

Espero que vocês me acompanhem, compartilhem, divulguem, opinem e se manifestem. E obrigado por fazerem parte deste episódio.

Anúncios
Etiquetado , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: