Do UOL Economia:
A cidade de São Paulo é a quarta no mundo que mais recebeu investimentos estrangeiros em 2011, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira em Paris e que integra 22 grandes cidades internacionais.
A capital paulista avançou três posições no ranking em relação ao ano anterior, segundo o estudo “Observatório dos Investimentos Internacionais” – realizado pela consultoria KPMG e pela agência de investimentos francesa Paris-Ile de France Capital Économique. (…)
O aumento no número de investimentos estrangeiros em São Paulo foi de quase 55% no ano passado em relação a 2010 e de 160% em relação a 2009.
As cinco principais cidades da lista (a quinta é Nova York) representam 50% do total de investimentos realizados nas 22 metrópoles analisadas.
A América Latina foi a região do mundo onde o número de investimentos mais cresceu em 2011.
O desenvolvimento econômico e a redução da percepção de risco pelos investidores internacionais fez com que o volume de recursos que entram no Brasil disparasse nos últimos anos. Em outras palavras, o Brasil tá na moda. Para ajudar, a falta de crescimento em países desenvolvidos e a enxurrada de recursos disponíveis no mercado fazem com que se busquem “portos seguros”.
Dentre os países com crescimento acelerado no período recente, poucos apresentam instituições sólidas e confiáveis nos padrões internacionais. Destacam-se os BRICS (Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul), e não por acaso São Paulo, Mumbai e Moscou estão entre as cidades que mais subiram neste ranking.
Você acha esta avalanche de investimentos positiva para o país?