Agora que todos já aprenderam a planejar seus gastos de acordo com suas necessidades, chegou a hora de aprender a controlar os seus gastos.
Sim, eu sei que isso não é nada fácil, especialmente quando tudo ao nosso redor nos compele a gastar mais e mais, especialmente com produtos ou serviços não essenciais ao nosso dia a dia.
Novamente, há diversas formas de se controlar os gastos:
1) Uma das mais usadas é anotar TUDO o que se gasta, todos os dias. Esta também é a mais fácil de dar errado. Gastos pequenos tendem a ser esquecidos, especialmente aqueles por impulso, e aos poucos você abandona este método.
2) Uma opção é realizar gastos pequenos apenas em dinheiro, e anotar os saques em caixas automáticos. Estabeleça um limite para estes gastos, e coloque-os como lazer, ou como supérfluos. Mesmo que você sobrestime estas categorias, ao menos você não perderá o controle com facilidade.
3) Há a possibilidade de realizar gastos com supérfluos APENAS no cartão de crédito. Assim, você não precisa anotar no mesmo dia: quando chegar a fatura, você terá o registro de tudo.
4) Por fim, há a maior solução para os preguiçosos, que foi o primeiro método que utilizei para controlar meu dinheiro. Faça uma análise atenta de como está gastando seu dinheiro, e identifique os gargalos. Será apenas uma estimativa, porque você não terá dados, mas tenho certeza que será possível identificar alguns pontos em que está gastando mais do que deve. Quando eu fiz, meu problema era a alimentação fora de casa: restaurantes e lanchonetes. Aí, você anota apenas os gastos nestas áreas, e estabelece limites bem claros, para evitar o descontrole. Você não terá um registro preciso de suas despesas, mas evitará ficar no vermelho.
Para anotar os gastos, alguns apelam para a agenda anual, outros para um caderno, alguns possuem uma planilha no computador pessoal. Todos estes métodos, porém, compelem você a negligenciar a anotação quando está longe. Também, podem se tornar complicados demais.
Para ajudar vocês, criei uma planilha no Google Docs que é simples, prática e objetiva. Para quem ainda não conhece, o Google permite que você tenha acesso a estes documentos em qualquer computador ou até mesmo no seu smartphone. Não terá desculpas para perder o controle, ok?
Não precisa ter medo da planilha, ela é prática e automatiza a maior parte das tarefas. Possui apenas dois passos, e durante todo o mês você precisará se preocupar apenas com um deles. Veja abaixo:
Nesta página, você registra seus gastos. Coloca o dia, a categoria, os detalhes e o valor gasto. Automaticamente, na tabelinha à direita, a soma é feita. No início de cada mês, basta duplicar esta folha, deletar as informações do mês anterior e começar a escrever os novos gastos.
Esta folha é o “briefing”, além do resumo dos gastos. A cada mês, basta copiar a tabelinha da direita da página correspondente e colar aqui. A coluna C tem as metas para aquele mês. Se você ultrapassa em alguma categoria, o texto fica vermelho e denuncia que você passou dos limites! Neste mês, eu teria gasto mais do que gostaria com Vestuário.
E pronto! Simples, não?
O ideal é que todos os dias você registre seus gastos. Parece um esforço grande, mas em um minutinho você fará isto. Não toma tempo algum, e vale muito a pena.
Vamos começar a registrar nossos gastos? Vocês conseguirão acessar a planilha acima através deste link. Dupliquem a planilha, salvem com o nome que preferirem e pronto! É só controlar os gastos.
Espero que vocês tenham gostado deste método e da planilha que construí especialmente para vocês. Qualquer dúvida, perguntem-me. Se tiverem sugestões, é só falar!
[…] suas finanças pessoais em dois passos, através da fotografia do que você costuma gastar e do controle dos seus gastos correntes. Como vocês devem se lembrar, a ideia é que, todos os meses, você gaste menos do que recebe e, […]
[…] para uma próxima oportunidade. Comece a economizar já, e mire alguma data lá na frente. Neste post ajudamos você a economizar e organizar suas […]