4 Dicas para economizar nesta páscoa


Falta pouco mais de uma semana para a páscoa, e em breve os supermercados, lojas de conveniência e variedades, etc, estarão super-lotadas de consumidores desesperados, por terem deixado as compras de presentes de páscoa para a última hora. Provavelmente você também ainda não fez suas compras e está preocupado em QUANTO vai gastar para agradar as pessoas queridas, não é? Por isto, resolvi fazer um tutorial de como economizar nesta páscoa, com base em medidas simples.

1) Faça uma lista das pessoas que você quer presentear

Se você não está queimando dinheiro, não vá às compras sem saber a quem pretende presentear. O ambiente festivo e convidativo das lojas e supermercados favorece que você gaste muito mais do que precisa, comprando presentes que você não planejava. Se a grana está curta, limite-se àquelas pessoas que você realmente PRECISA presentear. Adultos próximos, como namorados, pais, irmãos e melhores amigos podem compreender que você está sem grana, então uma boa conversa é melhor que uma grande dívida…

2) Com a lista, planeje o que você pretende dar a quem

Pessoas diferentes, interesses diferentes!

A utilidade gerada pelo presente que você vai dar não é necessariamente diretamente proporcional a quanto você gastou nele. Traduzindo: não é porque determinado presente é mais caro que a felicidade será maior. Em alguns casos, aliás, o efeito é contrário. Por isto, é melhor observar bem o PERFIL dos presenteados. Com a lista do item 1, você observa se a pessoa gosta de luxo, tem problemas com doces, é mais simples, posição social e profissional… Exemplos:

– Se a sua empregada doméstica tem 4 filhos e é bastante humilde, ela provavelmente preferirá uma caixa de bombons e uma colomba pascal a um ovo da Kopenhagen de 150g, que poderia custar o dobro.

– Dar um presente muito luxuoso ao seu chefe pode agradá-lo, mas provocar inveja em seus colegas…

3) PESQUISE os preços

Esta parece a dica mais estúpida, óbvia e retardada, mas muitos não pesquisam. Especialmente quando deixam as compras para a última hora… Uma forma mais simples é, antes de tudo, conferir os preços online. No caminho para aquele shopping center grande, com opções, passe no mercadinho perto de casa e anote os preços. E se for parcelar as compras, preste muita atenção às taxas de juros!

4) Não caia na conversa das crianças

Muita gente se deixa levar pela conversa das crianças, para mimá-las, agradá-las, “compensar” a falta de atenção… E isto é péssimo, tanto para a educação delas quanto para o seu bolso. Como sou economista, não pedagogo, me importo com a segunda parte.

Crianças tendem a ser mais suscetíveis às propagandas e a VENDAS CASADAS COM BRINQUEDOS. Sinceramente, sou contra a venda de alimentos com brinquedos, mas… eles estão aí, e não há nada para se fazer. Entre comprar um ovo de baixa qualidade com um brinquedo sem graça, pelo mesmo preço você pode investir em chocolates melhores (mais saborosos, mais saudáveis) e em um outro brinquedo. Exponha os motivos para a criança, e perceba o que ela realmente quer. Se ela quer determinado ovo simplesmente por vir com um brinquedo do Kung Fu Panda, por que não comprar o brinquedo original e outro chocolate? Pesquise, se informe e economize!

Seguindo estas dicas, você pode evitar gastos desnecessários nesta páscoa!

Boas compras!

Anúncios
Etiquetado , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: