Que roupa usar em uma entrevista de emprego?


Ok. Este não é um blog de moda. E eu estou longe de ser um consultor nesta área. Mas reunindo informações de diversos sites e um pouco de bom senso, é possível definir algumas regras básicas para evitar que a sua primeira impressão seja ruim, antes mesmo de você começar a falar. Hoje daremos algumas dicas para os HOMENS. Em um próximo post, as mulheres serão contempladas. (ATUALIZAÇÃO: O post para mulheres já está disponível e pode ser acessado clicando aqui!)

Vamos a elas?

Algumas coisas são fundamentais: barba mal feita (ou mal aparada) dá uma impressão de desleixo; o mesmo vale para unhas compridas ou sujas, cabelo excessivamente desgrenhado, etc. Mas dependendo da área em que você trabalha, um pouco de estilo pode até contar a seu favor.

VAGAS FORMAIS (ex: executivos, advogados, cargos de gerência)

Aqui não tem erro. O costume (conjunto de blazer e calça social) são a melhor saída sempre. Evite cores claras e o preto: azul marinho e grafite são clássicos e profissionais. Em alguns casos, a gravata é dispensável – neste caso, abra um botão da camisa, mas não mais do que isso. Melhor cor de camisa: BRANCA. Básica, elegante, eterna. Se quiser algo um pouco diferente, não fuja dos cinzas, azuis claros, ou tons muito neutros. Para a gravata, fique no tradicional: cores berrantes são um passo arriscado, e estampas estão PROIBIDAS. Se quiser algum diferencial, fique com as riscadas na diagonal.

O tamanho do costume também deve ser coerente com o SEU tamanho. Brasileiros têm o péssimo hábito de comprar roupas maiores que o seu corpo, o que engorda e desalinha. Observe a foto abaixo: este é o tamanho ideal – ajustado, mas não justo. Cuidado com meias: elas devem acompanhar a cor das calças em TODOS os casos, e aparecerão apenas quando você sentar. As pernas não devem aparecer. Porém, calças arrastando no chão ficam horríveis. ATENÇÃO!

VAGAS CASUAIS (ex: vendedores, pesquisadores, jornalistas, designers, publicitários, etc)

Este é o caso mais difícil. Ao mesmo tempo que você não pode passar uma imagem muito formal (e quadrada), você não deve parecer largado demais. Para acertar, o ideal é ficar com uma imagem casual chic. Camisas são excelentes para isto, e aqui você pode (ou até deve) variar um pouco mais nas cores e padronagens. Camisas escuras, como azul marinho, verde petróleo, grafite podem contar a seu favor. Padrões em xadrez miúdo, também. É preciso usar o bom senso, e saber combinar com as demais peças. Em alguns casos, mais informais, é possível usar camisas com gola pólo. Investigue antes, para evitar deslizes.

A calça social pode ser usada, mas não é a melhor escolha. Calças em sarja ou até mesmo peças em jeans escuras são mais indicadas, desde que sirvam em você (de acordo com o que falamos anteriormente). Nos pés, fuja dos tênis – sapatos informais e até mocassins, no verão, podem ser usados.

Se está frio, pullovers e jaquetas escuras são a escolha mais escura.

VAGAS OPERACIONAIS (ex: trabalhadores braçais, almoxarifado, etc)

Nestes casos, a sua imagem tem que condizer com a vaga a que concorre: roupas com pouca mobilidade, ou muito delicadas, como camisas e calças sociais, podem até contar CONTRA você.

O ideal é usar peças práticas e confortáveis, e que dêem a impressão de que você pode começar a trabalhar naquele dia: calças jeans são SEMPRE a melhor pedida. Calçados confortáveis e com poucos detalhes – como sapatênis ou até tênis discretos – são indicados. Sapatos informais também são uma ótima pedida.

Para o tronco, indico uma combinação de camiseta e camisa aberta, em cores diferentes, e SEM ESTAMPAS. Camisetas pretas, brancas e cinzas são peças fundamentais no armário de qualquer homem. E se precisar começar a trabalhar naquele mesmo dia, você tira a camisa e está pronto.

A camisa pólo também pode ser uma boa solução.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “Que roupa usar em uma entrevista de emprego?

  1. […] Para dar dicas às leitoras do Economistinha, convidei minha grande amiga e antenada economista Priscila Godoy. As dicas do que um homem deve vestir em uma entrevista de emprego vocês podem ler aqui. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: