Iniciamos hoje uma série especial, elaborada pelo Zeca Dib, empreendedor e analista de marketing e novos negócios, com dicas importantes para você que pretende ter um negócio próprio. Ele deve voltar nas próximas semanas, sempre com uma mensagem cítrica sobre o mundo das startups! Espero que gostem!
Inocente,
não pense nas suas brilhantes idéias como o epicentro de sua carreira como empreendedor. Citando, tortamente, um livro que li: “Melhor uma idéia medíocre com uma execução formidável do que uma idéia formidável com execução medíocre.”
Outra coisa que você está cansado de saber: uma idéia que apenas está na sua cabeça, de nada serve. Como colocar em prática? Estudo de viabilidade técnica, plano ou modelo de negócios? Frameworks, pesquisas, estudo de mercado, em busca do investidor encantado, etc. Amigo, é muita coisa para correr atrás. Muito mais que isso que aqui escrevi, inclusive. Mais ainda.
Então, se não estiver disposto a trabalhar muito e colocar a mão na massa empresarial, nem comece. Pegue essa sua idéia brilhante, espalhe aos 4 ventos e espere para ver se alguém vai se beneficiar dela. Ou, tenha muito dinheiro e pague gente para trabalhar para você. Se você for o filho de Eike Batista, ok, mas se não for o filho de um ricaralhaço, o papaitrocínio fica complicado.
A maioria de nós, reles cavaleiros de bronze, não somos nascidos em berço de ouro (rá!), e temos que comer o pão que o diabo amassou, com manteiga só, nada de polenguinho light, porra. Entendeu?
Não basta ter uma boa idéia, tem que ter os recursos necessários (conhecimento específico, capital, sorte, etc) para colocá-la em prática.
[…] você não leu o primeiro post do Zeca aqui no blog, clique aqui e saiba porque uma boa ideia não garante o sucesso do seu negócio. Share […]