Se vocês acham que eu iria me aventurar a escrever sobre moda feminina, se enganaram.
Para dar dicas às leitoras do Economistinha, convidei minha grande amiga e antenada economista Priscila Godoy. As dicas do que um homem deve vestir em uma entrevista de emprego vocês podem ler aqui.
Quando se fala de entrevista de emprego, vale a máxima: “a primeira impressão é a que fica”. Até porque não haverá muitas outras oportunidades para desfazer a imagem que o entrevistador terá de você. Mas, cuidado, esse não é um blog de moda! Aqui apenas reina a criatividade e a perspicácia em dar dicas. Então, vamos lá…
Primeiro, é importante que você esteja preparada para encarar o entrevistador, sendo ele ou ela. No caso de ser entrevistada por um homem, a preocupação é com o possível olhar machista. Por isso, a regra é ir de calça, sendo o básico calça+camisa ou um terninho. E isso é muito sério, pois me lembro de ler uma pesquisa de uma conceituada revista feminina que dizia que não-sei-quantos-por-cento não contratam se a mulher aparecesse de saia, vestido ou (pasmem!!) tailleur. Se a entrevista for com uma mulher, a regra é não ser alvo de julgamentos maliciosos que, em geral, o mundo feminino não perdoa. Assim, fica a dica: evite estampas muito chamativas, transparências, roupas muito justas e excesso de adornos.
Além disso, como a vida das mulheres nunca é fácil, a roupa deve ressaltar os seus atributos físicos que podem contribuir (sem ser vulgar, claro) para os “bons olhos” do entrevistador. Use e abuse das cores que combinam com seu tom de pele. Por exemplo, para as morenas um verde claro ou amarelo, para as brancas de neve o vermelho ou o azul-marinho. Cintos, calças cinturadas e saltos também são grandes aliados!
Separei algumas boas ideias, para ilustrar (selecionei alguns looks com saias e vestidos, para caso seja uma entrevista mais descontraída ou para inspirar jeitos de se vestir no dia-a-dia do trabalho). Espero que gostem!
[…] Ok. Este não é um blog de moda. E eu estou longe de ser um consultor nesta área. Mas reunindo informações de diversos sites e um pouco de bom senso, é possível definir algumas regras básicas para evitar que a sua primeira impressão seja ruim, antes mesmo de você começar a falar. Hoje daremos algumas dicas para os HOMENS. Em um próximo post, as mulheres serão contempladas. (ATUALIZAÇÃO: O post para mulheres já está disponível e pode ser acessado clicando aqui!) […]
[…] Roupas femininas para entrevista de emprego – participação de Priscila […]
[…] o diário da minha grande amiga, a economista Priscila Godoy (que já participou do Economistinha neste post aqui ó, um dos maiores sucessos da história do […]