Não, não estou perguntando se você gasta menos do que ganha e consegue se sustentar sozinho.
A questão aqui é: você tem utilizado os recursos disponíveis de forma a preservar o ambiente?
Começa hoje (e se estende até o dia 22/06), no Rio de Janeiro, a Rio+20, uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) em desenvolvimento sustentável. O objetivo desta conferência é ajudar na definição de uma agenda que promova o desenvolvimento sustentável nas próximas décadas, através do comprometimento dos líderes globais presentes. A Rio+20 terá dois temas principais: A economia verde no contexto de desenvolvimento sustentável e redução da pobreza e o Quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
Muito se fala que esta reunião vai flopar e que devemos sair dela sem nenhum resultado prático. Se isto vai acontecer ou não, porém, não me importa agora.
O que eu quero abordar aqui é a forma que cada um de nós se relaciona com o meio ambiente, e se temos tomado medidas de preservação que possibilitem o desenvolvimento sustentável.
A expressão “Think global, act local”, ou “Pense globalmente e aja localmente” pode parecer datada ou cliché, mas não é. Pequenas mudanças no seu dia a dia podem contribuir para a economia de recursos na Terra.
Vou abordar alguns tópicos que considero relevantes e hábitos fáceis de assumir para reduzir a destruição do planeta, ok?
1) RECICLAGEM
Hoje, não há mais desculpa para não separar o lixo, ao menos na grande maioria das grandes cidades brasileiras. Supermercados, shoppings, praças, parques – diversos lugares recebem o lixo separado para reciclagem. Isto reduz a necessidade de produção de mais plástico e vidro, por exemplo, que geram retirada de recursos da natureza. Fora que estes resíduos levam centenas de anos para se decompor – gerando poluição.
Algumas cidades, como Curitiba, possuem centrais de separação – você precisa apenas dizer o que é reciclável. Nestas centrais, é feita a separação. Além de contribuir com o meio ambiente, geram-se empregos! DOUBLE WIN!
2) ENERGIA
Aqui, além de preservar o planeta você pode economizar. Quanto tempo você passa no banho? Se você gosta de ficar pensando na vida, porque não troca a ducha por um parque ou um café para fazer isso?
Você já trocou as lâmpadas incandescentes por fluorescentes nos cômodos da sua casa? Se você sai de um cômodo, apaga a luz? Você usa ar condicionado com portas ou janelas abertas?
Você dá carona para alguém no caminho de casa para a faculdade/trabalho?
Pequenas ações como estas podem te ajudar a economizar bastante dinheiro e energia!
3) DESPERDÍCIO
Outra mudança de hábitos que pode te fazer economizar dinheiro: Quanto você desperdiça no dia a dia?
– Preste atenção ao tanto de comida que coloca no prato, evite colocar mais do que vai comer.
– Se você mora sozinho, não vale a pena comprar embalagens grandes, pois a chance de estragar antes de você consumir é grande. Evite também comprar alimentos com a data de validade próxima se você não sabe exatamente quando vai consumi-los.
– Para lavar o carro ou a calçada, você utiliza mangueira ou balde e esfregão?
– Evite comprar roupas que vai usar poucas vezes – talvez valha mais a pena ver se algum amigo pode te emprestar, ou mesmo alugar uma peça para esta cerimônia.
Com estas pequenas mudanças, você pode economizar e ajudar a salvar o planeta.
Se os líderes mundiais vão chegar a algum acordo na Rio+20, isto foge à minha alçada.
Mas podemos contribuir através de pequenas medidas como as que enumerei acima. Vamos mudar o mundo?