Projeções de PIB baixo e inflação mais alta. Entenda os números do Relatório de Inflação do Banco Central.


Do Relatório de Inflação do Banco Central*:

No que se refere a projeções de inflação, de acordo com os procedimentos tradicionalmente adotados e levando em conta o conjunto de informações disponível até 8 de junho de 2012 (data de corte), o cenário de referência, que pressupõe manutenção da taxa de câmbio constante no horizonte de previsão em R$2,00/US$ e meta para a taxa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) em 8,50% a.a., projeta inflação de 4,7% em 2012, de 5,0% em 2013 e de 5,1% para o segundo trimestre de 2014.

No cenário de mercado, que incorpora dados da pesquisa realizada pelo Departamento de Relacionamento
com Investidores e Estudos Especiais (Gerin) com um conjunto significativo de instituições, as projeções apontam inflação de 4,7% em 2012, de 4,9% em 2013 e de 5,1% para o segundo trimestre de 2014.

No que se refere ao balanço de riscos, o Copom avalia que o cenário internacional manifesta viés desinflacionário no horizonte relevante, ou seja, torna favorável o balanço de riscos para a inflação doméstica. Para o Comitê, desde o último Relatório, vistos em conjunto, os desenvolvimentos domésticos indicam, no horizonte relevante, um balanço de riscos favorável.

O Copom também pondera que têm contribuído para a redução das taxas de juros domésticas, inclusive da
taxa neutra, o aumento na oferta de poupança externa e a redução no seu custo de captação, as quais, na avaliação do Comitê, em grande parte, são desenvolvimentos de caráter permanente.

Diante do exposto, mesmo considerando que a recuperação da atividade vem ocorrendo mais lentamente do que se antecipava, o Copom entende que, dados os efeitos cumulativos e defasados das ações de política implementadas até o momento, qualquer movimento de flexibilização monetária adicional deve ser conduzido com parcimônia.

De acordo com o cenário de referência, a projeção para o crescimento do PIB em 2012 se posiciona em 2,5%, 1,0 p.p. menor do que o valor projetado no Relatório de Inflação de março de 2012. A mudança na projeção de crescimento reflete, em parte, o fato de a recuperação estar se materializando de forma bastante gradual.

O Banco Central do Brasil, assim como qualquer banco relevante do país e como boa parte dos bancos centrais do globo, tem um departamento de pesquisas econômicas, que conta com um seleto grupo de economistas altamente gabaritados e treinados para fazer estudos e previsões sobre a economia nacional.

Estes profissionais desenvolvem análises sérias, que resultam em publicações como o Relatório Trimestral de Inflação, sempre com artigos interessantes e relevantes para o país.

Isto posto, vamos analisar os resultados de tanto estudo.

Nesta edição, os analistas REDUZIRAM as projeções para o crescimento econômico em um ponto percentual. Caso este número se materialize, o crescimento seria ainda menor que o de 2011 (considerado ruim pelo governo). Para a inflação, as projeções AUMENTARAM.

Mais: a expectativa é de aceleração da inflação no horizonte, ainda que o cenário internacional represente um viés desinflacionário. Ou seja: mesmo com a contribuição PARA BAIXO do restante do mundo, a estrutura econômica nacional prejudica os resultados macroeconômicos, freando o crescimento econômico e acelerando a inflação.

É mole?

Depois vocês dizem que é perseguição minha, mas o governo não está fazendo NADA para ajudar o país. Pelo contrário, só tem atrapalhado.

*Negritos meus.

**Se você tem curiosidade em saber mais sobre a economia brasileira contemporânea, vale a pena ler o relatório de inflação na íntegra. Leia-o aqui.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: