Telefones públicos do Brasil podem se tornar pontos de Wifi gratuita!


O Brasil hoje tem quase um milhão de orelhões em todo o país e, ainda que o número tenha caído constantemente ao longo dos últimos anos, estes telefones públicos ainda são bastante importantes no país.

Com a popularização dos telefones celulares, os orelhões começaram a perder importância. Para não se tornarem obsoletos, estes símbolos urbanos podem se reinventar, e é isso que está acontecendo.

Em Nova York, como veiculou o Jornal da Globo, já começaram a se espalhar pela cidade telefones públicos que também oferecem internet grátis em alta velocidade para todos. Veja o vídeo neste link.

No Brasil, a Veja veiculou que um sistema parecido, só que com tecnologia nacional, já está em testes:

“Hoje em dia, usa-se menos os telefones públicos, mas ainda se usa. Não podemos esquecer que essa é a forma de comunicação mais barata que existe. Mas claro que, com a popularização do celular, deixou de ser prático usar um orelhão, principalmente pela falta de manutenção e pelo vandalismo constante”, avalia a conselheira da Anatel Emília Maria Silva Ribeiro Curi. Baseada nisso, a proposta da agência é mudar a cara dos orelhões, seja por meio de obras de arte – como fez a Vivo em São Paulo –, ou abrindo espaço para publicidade.

Mas a maior novidade ficará por conta do acesso de dados nos telefones públicos. A ideia é disponibilizar wifi além de serviços de lista telefônica e GPS, explica Emília. “Passaremos a ter mais de 900.000 pontos de acesso à internet no país. Assim, será possível desafogar os telefones móveis, com acesso mais rápido e de qualidade.” A cobrança do sistema, que deve ser liberado por meio de senha, poderá ser feita por cartão de crédito ou até moedas comuns – esse modelo também está em análise na consulta pública.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro a experiência já começou. “A empresa está desenvolvendo um projeto de wifi em orelhões, utilizando tecnologia 100% nacional, que está em fase inicial de testes”, informa a Oi, responsável pelo desenvolvimento carioca. O foco – como tudo que envolve inovação no país ultimamente – são os grandes eventos mundiais: Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo, Olimpíada… Mas a Anatel não quer esperar tanto para ver o novo projeto ganhar forma. “Queremos dar início esse ano ainda. A agência tem pressa”, enfatiza a conselheira.

E aí, você acha o projeto interessante? Acredita que a internet de alta velocidade gratuita pode se tornar uma realidade ainda no curto prazo no Brasil?

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “Telefones públicos do Brasil podem se tornar pontos de Wifi gratuita!

  1. Taiennd Bruno disse:

    Achei uma idiotice o titulo diz que é gratuita mas o contexto fala que sera cobrada por cartao de creditos ou moedas. Totalmente contraditorio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: