É isso mesmo que você leu.
A China pretende construir em apenas 90 dias o prédio mais alto do mundo. O sky city terá 838 metros de altura, com 220 andares, e ficará na cidade de Changsha – às margens do rio Xiangjang. Ele deve ficar pronto em março de 2013.
Isto será possível porque a construção será feita com a mesma tecnologia de pré-montagem do famoso hotel de 30 andares às margens do lago Dongting, na província de Hunan, que foi construído em apenas 15 dias. Confira o vídeo em time-lapse da contrução do hotel e se surpreenda você também.
E não pense que por ter sido construído tão rapidamente o prédio não é seguro: segundo testes da Academia Chinesa de Pesquisa em Construções, ele aguenta terremotos de até 9 graus na escala Richter! Além de ser um prédio moderno e sustentável: ele tem controle de temperatura e pureza do ar e elevado aproveitamento energético.
Mas agora, o desafio é ainda maior: enquanto a construção do hotel foi feita à já fantástica velocidade média de 2 andares por dia (!), o novo prédio mais alto do mundo será construído a uma velocidade média de 5 andares por dia!!!
E os recordes não param por aí: além de tudo isso, a construção sairá dez vezes mais baratas que a do Burj Khalifa, arranha-ceu mais alto do mundo atualmente. É isso mesmo: enquanto o prédio de Dubai custou US$ 15 mil/m2, o Sky City custará US$1,5 mil/m2.
Serão necessárias 220 mil toneladas de aço, e 104 elevadores super-rápidos movimentarão as 31,4 mil pessoas que deverão habitar o local. Isso mesmo: ao contrário da maior parte dos super arranha-ceus, este terá 83% de sua área dedicada à habitação.
As obras nas fundações do prédio devem começar no fim deste mês, assim que saírem todas as liberações necessárias.
Você acredita que será possível botar este prédio de pé tão rapidamente?
(Vi no Gizmodo)