Descubra os erros fatais em uma entrevista de emprego


Por mais que se tenha um currículo excelente, a entrevista pode derrubar um candidato.

Isso pode acontecer por incompatibilidade de perfis do candidato e da empresa, dia ruim, falta de aptidão à vaga, etc. Normal. Mas em alguns casos, erros do candidato são fatais.

Preste atenção às dicas de especialistas abaixo. Uma boa preparação pode fazer a diferença entre conseguir sucesso e perder uma oportunidade única.

Segundo a CareerBuilder, em texto da Folha:

As principais falhas apontadas por cerca de 60% dos entrevistados são deixar de demonstrar interesse pela vaga, atender o telefone ou mandar mensagens de celular durante a entrevista e vestir-se de forma imprópria. Além disso, falar mal da empresa em que trabalha ou do ex-empregador foi considerado prejudicial por 58% dos recrutadores e não ser capaz de fornecer exemplos concretos quando questionado, por 34%. A pesquisa falou com 2.600 gerentes e 3.900 funcionários americano.

A linguagem corporal também é importante: para 72%, evitar olhar o entrevistador nos olhos durante a entrevista é fatal. Não sorrir em nenhum momento é um erro grave de acordo com 42%, e um número parecido (38%) acha que uma postura ruim também pode custar o emprego. Por fim, é bom prestar atenção até no aperto de mão, já que 28% acham que, se o gesto não demonstrar força, o candidato tem menos chances.

“Uma entrevista de emprego pode ser uma das experiências mais desesperadoras que há, então é importante planejar e treinar”, diz a vice-presidente de RH da CareerBuilder, Rosemary Haefner. Como dica de preparação, ela sugere que o candidato simule uma entrevista com algum amigo, para treinar as respostas tanto de questões esperadas quanto de perguntas surpresas. “Pesquise a empresa antes e pense em respostas que incorporem a sua experiência prévia. Quanto mais preparado estiver, mais difícil será cometer erros”, diz.

A preparação pode ser importante para evitar alguns erros inusitados de candidatos, que foram citados pelos recrutadores que participaram da pesquisa como os mais estranhos de 2012.
Confira alguns:

– O candidato disse que precisou deixar um emprego em um banco porque ele se sentia constantemente tentado a roubar dinheiro;

– O candidato negou que estava com o celular mesmo quando era possível ouvir o aparelho tocando na pasta dele;

– A candidata pegou todas as balas disponíveis em uma jarra na sala do recrutador e guardou-as no bolso;

– O candidato comentou que faria tudo o que fosse necessário para fazer o trabalho – dentro ou fora da lei;

– O candidato abraçou o presidente da empresa;

– A candidata pediu para adiar o início do emprego para poder receber presentes de fim de ano na empresa em que estava.

Anúncios
Etiquetado , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: