Custo e rendimento: saiba como aproveitar o uso de energia da melhor forma.


Post escrito por Johnatan Góis.

“A matéria ou sua energia não pode ser criada ou destruída, mas apenas transformada”, eis o que o químico francês Lavoisier elaborou como lei. Observa-se que desde o século XVIII, época em que o cientista viveu, o estudo sobre energia já se fazia necessário, dada a Revolução Industrial surgida a partir de então. As fontes de energia são diversas, sendo utilizadas conforme o tempo, oferta, custo e produtividade. No início da industrialização da Inglaterra, o vapor era quem fazia as fábricas funcionarem. Com a expansão da indústria pela Europa e, como consequência, a maior concorrência, foi dado início ao uso do petróleo e à utilização da força das águas em hidréletricas.

Álcool ou gasolina: qual é a melhor opção?

Com o recente anúncio feito pela Petrobras sobre o reajuste de 6,6% para a gasolina, os usuários de carro flex devem se atentar na hora de abastecer o seu veículo.
Como o rendimento do álcool é em torno de 30% inferior ao da gasolina, o ideal é que o preço daquele também seja 30% inferior em relação a este. Claro, muita gente leva em conta o fato de o álcool ser uma fonte renovável de energia e também por poluir menos.

Neste site você pode efetuar os cálculos de maneira simplificada:
http://www.meubolsoemdia.com.br/pagina/calculadora-alcool-x-gasolina

Eletricidade

Image

Visando ressaltar ao risco de apagões, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou recentemente um relatório informando que boa parte das obras necessárias para fornecer energia durante os jogos da Copa de 2014 estão em atraso, mas o Ministério de Minas e Energia já se antecipou em negar o risco de faltar energia nas cidades do país que vão sediar os jogos.
Deixando de lado as controvérsias do governo, algumas medidas simples podem diminuir o valor da sua conta de luz. Vamos a elas:

  • Abra as cortinas e janelas e deixe a luz entrar, ainda não pagamos impostos para usar o sol.
  • As lâmpadas incandescentes gastam mais eletricidade para produzir a mesma quantidade de luz do que as fluorescentes. Prefira as de luz fria, que não usam o calor para iluminar o ambiente.
  • Confira o seu relógio de luz e a situação da instalação das fiações.
  • Deixe os eletrodomésticos em locais ventilados e evite banhos muito demorados


Fontes alternativas de energia

Para cada fonte, há um aspecto específico a se levar em conta.

  • Energia hidráulica: a construção das hidrelétricas de Belo Monte, no Rio Xingu, e de Jirau, no Rio Madeira, geram polêmicas. A desocupação dos habitantes das áreas próximas, os impasses com as tribos indígenas, o aumento da violência e como empregar os trabalhadores após o término da construção são alguns dos pontos negativos, mas é inegável o rendimento dessa energia limpa que usa a força da água e a gravidade para gerar eletricidade.
  • Solar: sem dúvidas, esse seria o melhor método para aproveitamento de energia, não fossem algumas ressalvas. As médias e altas latitudes não têm uma incidência solar constante, o alto preço dos painéis e a forma de armazenamento dificultam o seu uso quando comparados com outros meios.
  • Eólica: o uso de moinho de ventos é antigo, data do século V usado pelos persas. E é difícil falar sobre os Países Baixos sem se lembrar deles. O alto custo de montagem e a necessidade constante de ventos limitam o seu uso.
  • Nuclear: o rendimento energético obtido a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido é assustador. Destacando a grande área que um acidente emitindo radiações pode atingir, faz-se necessário uma alta especialização para utilizar a técnica.
Anúncios
Etiquetado , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: