Mulheres em evidência na sociedade brasileira


Em março celebramos o dia internacional da mulher.

As mulheres batalham a cada dia para provar que são capazes quando, na verdade, nem precisariam. Em muitas tarefas, as mulheres podem ser muito superiores aos homens. Elas já são a maioria nas universidades brasileiras. E estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho – inclusive em posições de liderança.

E para homenagear as leitoras do Economistinha eu reproduzo aqui um interessante estudo (que pode ser acessado em PDF através deste link) realizado pelo GNT, um dos melhores canais de tv paga do Brasil (não, este não é um post pago).

Depois de elogiar, preciso tecer uma crítica importante. O estudo não abrange todas as classes sociais nem faixas etárias. Claro que isso tornaria tudo muito mais complicado, mas ao mesmo tempo teria resultados muito mais complexos e interessantes. Acredito que, neste caso, seria praticamente impossível separá-las em apenas quatro categorias, como as que observaremos a seguir.

Ele observou mulheres de 25 a 49 anos das classes A a C. Não foram divulgadas as cidades observadas, o que reduz ainda mais o rigor técnico. Mas ignorando os números e levando em conta que isto é mais uma homenagem que um estudo científico, vamos aos perfis.

1) Refinadas em tudo

“sofisticadas e conectadas a tudo. (…) Clássicas, perfeccionistas e exigentes.”

2) Convictas

“cultas, inteligentes e descoladas…”

3) Minha imagem, minha vida

“Elas adoram celebridades e sonham em ser estrelas. Para elas, a imagem é tudo. E, para chegar lá, vão se esforçar ao máximo.”

4) Lar, doce lar

“Possuem uma renda que lhes traz segurança financeira, mas a maioria não possui curso superior, apesar de dar muito valor ao aprendizado.”

 

E você, leitora?

Em que perfil você se encaixa? Ou você é um tipo completamente de mulher?

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: