H&M chega ao Brasil em 2014, diz jornalista


É isso mesmo que você ouviu! De acordo com a coluna do jornalista Ancelmo Góis, de “O Globo”, uma das maiores redes varejistas do planeta finalmente chegará ao Brasil no próximo ano!

A H&M é uma multinacional de origem sueca e que tem quase cem mil funcionários em todo o planeta. A empresa tem investido pesado em sua expansão nos últimos anos, passando de 2325 lojas em 2011 para 2629 em agosto do ano passado. É a segunda maior retalhista do planeta, atrás apenas da Zara, que entrou no mercado brasileiro em 1999 e desde então ganhou o coração da classe média.

Após quatro anos estudando o mercado brasileiro, a rede de vestuário sueca H&M finalmente deu os primeiros passos para trazer sua operação ao país.

A varejista está montando um time de executivos, todos vindos da concorrência. Na lista de contratados está um dos homens-chave da Riachuelo, Flávio Amadeu, atual diretor de operações da Guararapes.

Segundo apurou o Brasil Econômico, a Lojas Renner e a C&A também vão perder colaboradores estratégicos para a rede sueca.

O contrato assinado pelos executivos prevê multa de R$ 3 milhões caso sejam divulgados os planos de abertura das primeiras lojas no país, o que deve acontecer no início de 2013.

A entrada da H&M no Brasil pretende acirrar o mercado nacional de fast-shopping. C&A, Riachuelo e Renner têm dificuldades em enfrentar a toda-poderosa Zara na preferência do consumidor mais exigente.

E segundo o jornal “Económico“, de Portugal, a expansão não será apenas por aqui:

A retalhista H&M vai acelerar a abertura de lojas devido à quebra na procura na Europa. Em causa está uma desaceleração nas vendas neste mercado no primeiro trimestre de 2013.

A segunda maior retalhista do mundo tem a maior parte do seu negócio na Europa, onde a crise e o aumento do desemprego tem reduzido o consumo privado, diz a Reuters.

A H&M planeia abrir cerca de 450 novas lojas durante o seu ano fiscal, que compara com as 325 aberturas anteriormente planeadas, estando nos planos a entrada na Austrália no próximo ano.

“O primeiro trimestre foi caracterizado por uma situação muito desafiante no retalho em muitos dos nossos mercados, sobretudo devido ao ambiente macroeconómico difícil e também ao clima desfavorável”, disse Karl Johan Persson, o presidente-executivo da empresa sueca.

As margens brutas entre Dezembro e Fevereiro caíram de 55,8% para 55,2%, face a uma previsão de 55,6% dos analistas da Reuters.

O lucro antes de impostos atingiu as 3,23 mil milhões de coroas suecas (387 milhões de euros), uma quebra de 3,7 mil milhões de coroas suecas. A H&M já tinha relevado que as vendas tinham subido 2%. As vendas de Março foram afectadas pelo mau tempo que se fez sentir na Europa e nos Estados Unidos.

A H&M tem vindo a planear investimentos na loja online e numa nova cadeia de lojas, nomeadamente a recentemente lançada “& Other Stories” para alargar a base de clientes, seguindo o que já fez a Inditex, com a abertura de uma série de cadeias além da Zara.

Pessoalmente, eu aguardo ansiosamente a chegada da H&M no Brasil. Ainda que a qualidade dos produtos não seja tão elevada quanto a de alguns concorrentes, os preços extremamente competitivos e o design diferenciado das peças da marca podem abocanhar um naco relevante do mercado, forçando as demais varejistas a se mexer. Já não era sem tempo.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , , , , ,

2 pensamentos sobre “H&M chega ao Brasil em 2014, diz jornalista

  1. Aline disse:

    Aguardo ansiosamente!

  2. Raisa Jakubiak disse:

    Adoro a H&M, mas aposto que vai vir com preço de ouro, que nem a Zara =/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: