Seria irresponsabilidade minha deixar passar um tópico tão relevante no cenário social e político brasileiro atual.
Sim, porque o levante contra a administração pública vai muito além dos vinte centavos de incremento na tarifa do transporte público na maior cidade do país. Isso é natural quando se tem inflação em patamares persistente e consideravelmente altos, somados aos ganhos salariais dos profissionais do setor. Ele até foi postergado a pedido do governo central para evitar um pico de inflação no início de ano. Não lembra?
O povo brasileiro acordou. Não acredite na mídia mainstream, ignore os episódios de violência (o quanto puder) e analise com frieza:
O brasileiro trabalha 150 dias por ano para pagar impostos. É isso mesmo: quase cinco meses APENAS para doar para o governo. Estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário aponta que, em 2013, o contribuinte brasileiro destinará 41,08% do seu rendimento bruto para pagar tributos sobre os rendimentos, consumo e patrimônio, entre outros. No ano que passou, a arrecadação tributária total chegou a R$ 1,59 trilhão, equivalente a mais de 36% do PIB nacional.
E o que ganha em troca?
– Ensino público fundamental e médio entre os piores do mundo. Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, o Brasil está na 116a posição (em um ranking com 144 países) em educação. Em matemática e ciências, estamos atrás até mesmo da Etiópia, onde os índices de miséria são assombrosamente superiores aos brasileiros.
– Saúde pública ineficiente em diversas regiões do país. Não há leitos suficientes em diversas cidades, e pacientes são tratados como lixo.
– Falta de segurança/elevados índices de violência; das 50 cidades mais violentas do mundo, 16 estão no Brasil.
– Transporte público insuficiente e de péssima qualidade. Trânsito entre os piores do planeta.
E muito, muito mais estatísticas negativas.
Segundo estudo do UBS, as passagens de ônibus de São Paulo e Rio de Janeiro (cidades em que os protestos contra os aumentos têm sido mais intensos) ainda estão longe do topo da lista. Então se você acha que essa discussão é sobre R$0,20, repense.
A inflação ainda está na memória de muitos brasileiros, e o governo demorou para perceber que o seu sonho de uma noite de verão regado a bolsa família e incremento do consumo via crédito acabou faz tempo. Se o governo não agir rapidamente para consertar as bases da economia brasileira, sofrerá as consequências nas urnas em 2014.
Esqueça a discussão vândalos vs. policiais. Vamos discutir o Brasil do qual queremos nos orgulhar.
Análise sem paixões ou tomada de partido de um ou outro lado. Perfeita analogia aos direitos que teríamos em países desenvolvidos (e alguns nem tanto), após o pagamento de impostos no patamar que tem o Brasil.. Parabéns pela opinião!!!
Muito bom, Francis! A mídia tem articulado e muito a informação, mas de ontem para cá já vi mudanças em alguns veículos, principalmente por conta dos jornalistas detidos/feridos.
Uma coisa que eu fiquei pensando ser possível é que quem tá no poder é a favor de que ocorram manifestações grandes. Seria o estopim para eles declararem um estado de guerra e tomarem o poder, acabando com a democracia. A mesma coisa que fizeram na Ditadura. E eu sustento isso também pelos ataques do Poder Executivo e Legislativo sobre o Judiciário, para retirada de competências, com as PEC 33 E 37. É o que eles querem para abusar da truculência do seu braço armado para acabar com o poder do cidadão, que pode muito bem incomodar.
[…] Pipocaram nas redes sociais mensagens indignadas com a qualidade dos serviços oferecidos à população, à despeito dos altos níveis de impostos pagos por todos os brasileiros. Falamos sobre isto neste post. […]