Caro Ministro #1 – Sem manipulação cambial, não haveria indústria no Brasil


Esta deve ser uma seção d’O Economistinha que promete… nosso excelentíssimo Ministro da Fazenda, Guido Mantega, costuma fazer muitas declarações… polêmicas. E vamos comentá-las por aqui.

Do UOL Economia:

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo defende o câmbio flutuante (taxa do dólar e outras moedas mudando conforme a vontade do mercado), mas não vai permitir que o país seja prejudicado nas suas exportações por causa da queda excessiva do dólar.

“Somos partidários do câmbio flutuante, mas não podemos fazer papel de bobos e nos deixar levar pela manipulação cambial”, disse o ministro. Ele participa nesta terça-feira (13) de uma audiência no Senado para falar de economia brasileira e mundial.

Ainda falaremos sobre a tão comentada “Guerra Cambial”, anunciada pelo governo. Mas o que queremos comentar aqui é a fala do ministro, que continua:

Se não estivéssemos tomando medidas cambiais nos últimos anos já estaríamos com o dólar a R$ 1,40 ou menos. Se o Brasil estivesse com cambio a R$ 1,40, toda a indústria brasileira já estaria quebrada.

É uma pena observar que, segundo o ministro, TODA a indústria brasileira depende atualmente da manipulação cambial pelo governo. Se isto acontece, é porque a indústria brasileira não recebe os incentivos corretos para se tornar mais competitiva em nível internacional, mesmo com os impostos sobre a importação.

Você concorda com a manipulação cambial? E com a opinião do ministro?

Etiquetado , , , , , ,

Deixe um comentário