Como sobreviver em um aeroporto no Brasil


Os aeroportos brasileiros estão à beira de um colapso.

A lotação é quase constante, e ainda que os atrasos não sejam tão frequentes como há alguns anos, no chamado apagão aéreo, o conforto nos aeroportos brasileiros é baixíssimo. Na quantidade, o Brasil está perto do meio da lista – na 72 posição, com 21,3 aeroportos por milhão de habitantes (ou quase 50 mil pessoas por aeroporto, na ordem inversa), não muito longe da Argentina e do Chile, mas a qualidade dos serviços está bem abaixo da fornecida por nossos hermanos.

Escrevo este post diretamente do aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do país. Segundo a INFRAERO, de janeiro a maio, 6,4 milhões de pessoas passaram por aqui.

E se você quer economizar tempo e evitar se estressar, aqui vão algumas dicas:

1) ANTECIPE SEU CHECK-IN

Se você pode fazer seu check-in pela internet, pelo celular ou pelo tablet, porque deixar para fazê-lo no aeroporto? Assim você evita filas!

2) EVITE DESPACHAR BAGAGEM

Ok, nem sempre isso é possível. Mas se você vai fazer uma viagem de um fim de semana, precisa MESMO levar 5 pares de sapato, 10 camisas, 4 calças e sabe-se lá mais o quê? Seja inteligente! Com isto, você poupa ao menos 10min na chegada ao seu destino.

3) RESPEITE OS DEMAIS USUÁRIOS

Pode parecer ridículo ter que relembrar isto, que deveria ser senso comum, mas as pessoas infelizmente se comportam como bois em alguns momentos. Não deixe sua bagagem no meio do caminho, dê passagem às pessoas com mais pressa, não corra, não grite, etc. Pequenos gestos ajudam a manter uma convivência mais agradável.

4) AGILIZE!

Antes de ir à fila da fiscalização, agilize o processo: tire cintos, relógios, celulares, e coloque todos em sua bolsa de mão ou nos bolsos da sua jaqueta. Também esteja com o documento de identificação em mãos quando for embarcar. Com isto, você poupa o tempo de todos.

5) DÊ PREFERÊNCIA

Se você está nas primeiras fileiras do avião, dê passagem às pessoas do fundo da aeronave. Você poupa o tempo de todos.

6) APROVEITE

A viagem deve ser prazerosa, não estressante. Utilize as benesses do aeroporto, como internet wireless gratuita e muita gente bonita andando de um lado para o outro…

Espero que estas dicas ajudem vocês a ter um dia a dia mais agradável nos aeroportos brasileiros.

E agora eu tenho que embarcar. Até a próxima, e boa viagem!

Anúncios
Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: