Neste último sábado, o presidente palestino Mahmoud Abbas assinou decreto alterando o nome de seu país – de Autoridade Palestina para Estado da Palestina.
Este é um momento histórico para a região mais conflituosa do planeta há 50 anos, e ocorreu menos de dois meses após a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) reconhecer a Palestina como Estado Observador.
Agora, a Palestina tem portas abertas para recorrer a instituições internacionais, como as agências das próprias Nações Unidas e, principalmente, o Tribunal Penal Internacional. Com isto, crimes contra a humanidade cometidos nos conflitos com Israel podem finalmente ser julgados.
A paz ainda está longe de chegar à região, mas com estes pequenos passos o líder palestino se consolida na posição e demonstra claros esforços de atingir os objetivos de sua nação através do caminho legal.