Muitas vezes me perguntam: o que um economista faz?
No que ele trabalha?
Para responder essa pergunta, pedi a ajuda de diversos amigos. Hoje, teremos o diário da minha grande amiga, a economista Priscila Godoy (que já participou do Economistinha neste post aqui ó, um dos maiores sucessos da história do blog).
Abaixo, ela descreve um dia normal de trabalho:
– – – –
Olá leitores do Economistinha!
Respondendo ao convite do meu amigão Francis Kinder, eu vim aqui tentar contar um pouco do que é o meu dia-a-dia/mês-a-mês/ano-a-ano de economista. Bom, para começar eu fiz economia da FEA-USP, entre 2005 e 2009. Durante toda a minha faculdade fiz 4 estágios, sendo 3 deles na mesma área que eu trabalhei posteriormente, que é resumidamente de análise macroeconômica. Entretanto, como esta é uma área excessivamente técnica, beirando a pesquisa acadêmica, logo senti a necessidade de aprofundar meus conhecimentos, especialmente no que diz respeito aos métodos quantitativos. Por isso, optei pelo mestrado em economia aplicada da FEARP-USP.
Minha área é específica para economistas, de forma que apenas essa carreira te proporciona os instrumentos e conhecimentos necessários para as análises referentes aos dados macroeconômicos brasileiros e de outros países. Atualmente, trabalho basicamente com duas coisas: projeção e análise do cenário de inflação brasileiro, e com avaliação da economia internacional (EUA, Europa e China).
No primeiro caso, minha rotina é projetar, a partir de coletas e econometria, as variações de inflação de curto e médio-prazo e posteriormente comentar os resultados oficiais. Índices de inflação importantes no Brasil são: IPCA, IPCA-15, IGP-M, IGP-DI e IPC-FIPE. No segundo caso, eu analiso diariamente os dados divulgados referentes a esses pises que eu citei anteriormente, de forma a construir um cenário de médio-prazo, até para avaliar possíveis impactos sobre a economia brasileira.
Gosto muito do que eu faço, pois tenho curiosidade, e gosto de investigar e supor coisas. O lado ruim é a rotina, pois nunca suas atividades fogem muito do que você fez nos últimos meses.