Simplifique


Encerrando esta temporada de posts do Zeca Dib aqui no Economistinha (Ahhhhh…), o empreendedor fala hoje sobre algo muito relevante em uma start-up: a interface com o consumidor.

Por mais que se acredite que personalização e diversidade de opcionais são o melhor caminho, o consumidor tende a se assustar ou se confundir com isso. Portanto, simplifique. Não é a toa que existe apenas um modelo de iPhone a cada geração, com apenas um botão, e ainda assim a Apple esteja no top 3 de produtores de smartphones no mundo e tenha se tornado referência neste mercado, por exemplo.

Camarada,

é certo que você, voraz consumidor de internet, já se deparou com enorme gama de sites onde a maior dúvida é: onde RAIOS clicar. Não há uma hierarquia, e dá a impressão de um mercado nas ruelas do Marrocos, onde se misturam várias cores, cheiros e sons, capaz de atacar a labirintite de um incauto.

Gosto de chamar esse fênomeno de Hierarquia da Hidra: várias cabeças independentes, que se mordem, silvam e brigam pela direção a ser tomada pelo corpo. Não há um esforço conjunto para induzir o uso do site, são vários elementos soltos e loucos.

User experience, user interface, arquitetura da informação, design de interface, metodologias e planejamentos. Ao fazer o seu site, tente ter, no mínimo, uma noção destes elementos todos. Muitos ignoram essa parte do processo, ou tentam fazê-la de orelhada. É simples, perca algumas horas a mais no planejamento do site para que os usuários deste ganhem minutos. Entenda que um site difícil de usar não é sexy, não dá tesão de mexer ou vontade de voltar.

Experimente construir uma navegação clara e precisa (dica: games tem as melhores ferramentas visuais de UI por aí, por motivos óbvios. Inspire-se neles), com a menor quantidade possível de elementos. O necessário, somente o necessário, Mogli.

Anúncios
Etiquetado , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: