Acerte na hora de organizar a sua renda


Hoje contamos com a participação da escritora convidada, Juliana Soares.

Confira abaixo as dicas para organizar sua renda!

Muitas pessoas acabam se perdendo na hora de organizar o orçamento e não conseguem entender como gastam mais do que ganham. Isso normalmente acontece porque não existe um controle sobre os gastos e muito menos um planejamento.

Quem pretende ficar com as contas em dia e ainda conseguir guardar dinheiro para realizar um sonho precisa saber o que está fazendo e para isso é preciso mudar a forma como lida com o dinheiro.

Picture1

Conheça seus rendimentos e gastos

De nada adianta se planejar e traçar metas sem saber o quanto realmente se ganha e gasta. Apesar de parecer clichê, é preciso colocar em uma planilha tudo o que entra e sai, pois só assim é possível ter um controle do seu gastos.

Para quem dificuldade em lidar com planilhas uma boa opção são os aplicativos para celular. Hoje já existem diversos desses tipos que ajudam não apenas a organizar os seus gastos como também a fazer um planejamento. O legal é que alguns apresentam gráficos e alertas e assim fica mais fácil visualizar a sua saúde financeira.

Reduza as contas

Esse item pode ser entendido de duas formas, e as duas devem ser aplicadas. O primeiro é referente a redução do valor das contas. Economizar na conta de luz já pode fazer uma boa diferença no orçamento, por isso evite deixar equipamentos eletrônicos ligados e troque suas lâmpadas comuns pelas de LED.

Outra forma é reduzir a quantidade de contas. Algumas não tem como ser eliminadas, mas por exemplo, comprar tudo a prazo e ficar acumulando carnês não dá. Por isso, sempre que precisar comprar alguma coisa, dê preferência pela compra à vista, pois dessa forma você não compromete seu orçamento no futuro.

Picture2

Planeje e poupe

Você com certeza tem algum sonho que gostaria de realizar e precisa de dinheiro para isso, portanto inclua isso nos seus projetos e planeje para que possa conquistá-lo.

Uma dica é estimar o valor necessário e em quanto tempo pretende juntar. Depois é hora de calcular o quanto irá precisar investir por mês para atingir a meta. Vale lembrar que essa precisa ser uma meta real, caso contrário, em pouco tempo você estará desestimulado e irá desistir.

Porém, de nada vele o planejamento se você não juntar o valor, por isso uma dica é assim que receber o salário já separar o valor para não correr o risco de gastar e, na hora de calcular quanto tem disponível, não considerar o valor que será poupado.

Saiba investir

O dinheiro guardado não deve ficar parado, ele deve ser investido para que renda e assim aumente ainda mais as suas reservas. Por isso, conte seus planos ao gerente do banco e encontre junto com ele o melhor investimento para se fazer.

São muitas as opções disponíveis e elas vão variar de acordo com o tempo que deseja deixar o dinheiro investido e também com o valor. Por isso, considere todas as opções e veja se existem taxas de administração. Depois é só calcular e decidir pelo melhor.

Assim você consegue organizar sua renda e manter uma vida financeira saudável.

Anúncios
Etiquetado , , ,

Um pensamento sobre “Acerte na hora de organizar a sua renda

  1. Apesar de que gastar menos do que ganha ser um conceito básico, não é todo mundo que o faz. A questão é que todos querem ter tudo que os outros tem e esquecem que terão que pagar um preço muito caro por isso. É importante que se desenvolva a inteligência financeira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: